sábado, 12 de janeiro de 2013

Comunistas pararenses entregam manifesto de apoio a Hugo Chavez no Consulado da Venezuela



No dia de ontem (10/01), em visita ao Consulado da Venezuela em Belém (PA) uma série de organizações políticas brasileiras manifestou seu apoio ao presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chavez. Estiveram presentes companheiros do MST, Via Campesina, PCB, PCR e Refundação Comunista.

Na ocasião, os membros do Comitê Estadual da RC/PA entregaram ao Consul Venezuelano, Sr. Carlos Davila, a nota de apoio transcrita abaixo:


NÃO a tentativa de golpe na Venezuela!


Para o Comitê Estadual da Refundação Comunista no Pará, as recentes proposições adotadas pelos segmentos direitistas e pró-imperialistas, derrotados nas últimas eleições na Venezuela, contra a posse do Presidente Hugo Chavez, marcadas para o dia de hoje, tem o nítido caráter de um golpe de Estado da extrema direita. O Presidente foi reeleito democraticamente e seu novo mandato só se encerra em 2019.

O pretexto para a tentativa de golpe é a ausência do Presidente Chavez do país, por motivo de tratamento de saúde, e sua impossibilidade de assumir formalmente o novo mandato no dia de hoje, o que já foi refutado pela Suprema Corte, por unanimidade, no dia de ontem. As forças reacionárias que tramam contra a vontade majoritária da população são as mesmas que sustentaram ditaduras ao longo de décadas.

Os golpistas são membros das oligarquias latifundiárias – que desprezam a vontade popular, conspiraram para derrubar Chavez em 2002 e tentam impedir os êxitos conquistados pela Revolução Bolivariana, enfim, são setores historicamente antidemocráticos, direitistas e aliados ao imperialismo, em particular ao estadunidense.

Sendo assim, para a Refundação Comunista no Pará, a tentativa de golpe de estado não é um fato que se restrinja às fronteiras venezuelanas. Trata-se de uma ação que visa manter e reforçar a dominação imperialista no Continente. Para tanto, conta, com respaldo direto do imperialismo americano. Para a Refundação Comunista, é preciso denunciar a tentativa de golpe e lutar para derrotá-lo e impedir qualquer retrocesso político e social – dentro e fora da Venezuela.

 Para nós, a melhor forma de barrar o conservadorismo é realizar e aprofundar reformas que interessem as grandes maiorias nacionais. Para tanto, é urgente construir a unidade dos segmentos comprometidos com os trabalhadores e o povo, com a soberania e os interesses nacionais, com avanços e progressos sociais e com os direitos e as liberdades democráticas. Só com a mobilização e organização popular será possível sustentar governos que queiram impulsionar processos de transformação social, por mais moderados que sejam. Assim, unidos, será possível derrotar a reação e construir, a partir de cada país, a Pátria Grande de que nos falou Bolívar.


Diante deste quadro, a Refundação Comunista no Pará:

· rechaça as manobras golpistas, adotadas pelos setores reacionários da Venezuela, e a tentativa de interromper um processo legítimo, de avanços que consolide amplas reformas no País;

· manifesta sua solidariedade, e o seu apoio, ao Presidente e ao povo venezuelano;

· uni-se às vozes antigolpe e convoca as organizações democráticas, progressistas e populares – do Brasil e do Continente – a rechaçarem a tentativa golpe de estado e lutarem para garantir que o presidente Hugo Chavez assuma e cumpra integralmente seu mandato;

   . coloca-se junto à resistência e nas lutas em defesa de melhores condições de vida para os irmãos venezuelanos, inclusive no seu direito inalienável de defender, de todas as formas, as conquistas da Revolução Bolivariana;

· conclama os governos democráticos do Continente a tomarem medidas que garantam a posse e o mandato de Hugo Chavez e sua luta em defesa das liberdades democráticas e das transformações sociais;

· põe-se à disposição do povo venezuelano, e de seu legítimo presidente, para colaborar, no que julgarem necessário, na sua justa luta.

 
Belém do Pará – 10 de Janeiro de 2013.

 
Comitê Estadual da Refundação Comunista – RC/Pará

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial